top of page

ILUMINAÇÃO

Vamos falar de um dos mais importantes assuntos da arquitetura, a iluminação. Tanto interna quanto externa, natural ou artificial, ela é necessária em todos os projetos, e mais ainda, é um elemento essencial que precisa ser tratado com extrema importância.

Fonte: Pinterest

Com certeza você já entrou em algum cômodo ou espaço mal iluminado, e com mais certeza ainda sentiu um desconforto muito grande, pois é, a iluminação de um ambiente afeta diretamente o bem estar de quem o frequenta. Não é a toa que muitas empresas coorporativas estão investindo em projetos luminotécnicos em suas áreas de trabalho e de descanso para melhorar o desempenho de seus trabalhadores. O simples cuidado com a posição onde os pontos de luz são colocados ajuda, por exemplo, a evitar reflexos nas telas de computadores, forçando menos a visão e tornando o trabalho menos exaustivo.

Na imagem acima vemos como a iluminação direcionada apenas sobre a mesa de trabalho favorece o espaço.

Nessa sala de reuniões foram utilizados dois tipos de iluminação, a direta, que se localiza exatamente em cima da mesa e proporciona claridade uniforme para trabalhar, e a indireta, que foi utilizada próxima às paredes para realçar a textura amadeirada utilizada nelas.

E você não precisa ter uma grande empresa ou muito dinheiro para trabalhar em um ambiente visualmente confortável. Quando o projeto luminotécnico é feito antes da execução da obra pode-se planejar bem a iluminação dos ambientes e até evitar custos desnecessários com iluminação exagerada.

Mas iluminação de qualidade não se trata apenas de ambientes totalmente iluminados. Existem ambientes que não necessitam de muita luz, como por exemplo, salas, closets, sacadas e varandas, salas de jantar, corredores, jardins e etc.. E nesses espaços a iluminação indireta é muito utilizada, ela traz sensação de conforto, que é justamente o que buscamos nesses espaços. Veja algumas dicas muito interessantes do uso da iluminação indireta nas imagens a seguir.

Nesse ambiente podemos reparar o uso de uma barra de spots no teto, além de dar um charme ao espaço ela possibilita direcionar a luz para lugares específicos, como nesse caso, a pia.

Observe como a iluminação indireta localizada no piso transformou esse simples corredor e destacou a textura nos pilares.

Outro exemplo de iluminação indireta são os banheiros, repare como a luz torna o espaço elegante e traz sensação de relaxamento na imagem acima.

Abaixo, veja como a iluminação indireta através de sancas de gesso tornou o espaço aconchegante sem perder luminosidade, principalmente na área do espelho.

Corredores também são espaços que não necessitam iluminação direta, no caso acima foram usadas fitas de LED para balizar as paredes em cima e embaixo.

A imagem abaixo mostra um tipo de iluminação muito comum que tem um resultado incrível, uma lampada posicionada próximo ao tronco da arvore iluminando de baixo pra cima traz sensação de conforto ao jardim.

Outro exemplo de como a iluminação indireta torna o ambiente mais aconchegante e sofisticado.

E por fim, a iluminação de chão nesse jardim projeta a sombra da vegetação, deixando um efeito lindo nas paredes.

Gostou não é mesmo? Mas você acha mesmo que essa iluminação é a mais adequada? Existe ainda a iluminação natural, que só pode ser obtida através de um bom projeto de arquitetura, ela requer um estudo aprofundado do comportamento do sol no terreno onde pretende-se construir, e a partir daí o arquiteto projeta pensado em potencializar o uso da iluminação do sol, essa técnica não deixa os ambientes apenas extremamente bonitos e elegantes, ela é usada principalmente para reduzir o consumo de energia no local

Observe como o uso de janelas altas permite que a luz entre no ambiente.

Na imagem abaixo foi utilizada uma técnica muito comum em países europeus, o uso da iluminação zenital a partir de clarabóias instaladas no telhado.

Na imagem abaixo o uso da clarabóia no corredor permite que o sol ilumine o interior do ambiente sem afetar os usuários devido ao fato do corredor ser um espaço apenas de passagem.

Outro exemplo de iluminação zenital pelo uso de clarabóias.

Na imagem abaixo, vemos uma solução muito inteligente e que pode ser aplicada em países com temperaturas altas e índice de calor elevado como o Brasil. Foi utilizada a janela fita na parte inferior da parede, permitindo que a luz entre sem interferir no espaço.

E ai, Mudou seu conceito sobre iluminação? Em breve teremos mais dicas úteis de como e onde usa-la para tornar sua casa ou escritório um lugar incrível.

Comente aqui embaixo o que achou do post, sua opinião é muito importante para nós!

Recent

Posts

bottom of page