top of page

Container na Arquitetura

Você provavelmente já viu ou ouviu falar de containers, aquelas grandes caixas metálicas usadas em navios de carga que servem justamente para carregar coisas! Desde as muambas que compramos no AliExpress até pessoas. Sim, existem casos de refugiados ilegais tentando entrar em outros países através de containers. Mas você já imaginou morar em um container? Não? Como a principal função do ArchiLAB é mostrar pra vocês como a arquitetura transforma o mundo, vamos mostrar o que poderá ser sua nova casa um dia!

Os containers caíram no gosto dos arquitetos alguns anos atrás quando um jovem inovador (e arquiteto) resolveu criar uma casa a partir dessas caixas metálicas em uma fazenda na Irlanda do Norte. Patrick Bradley projetou e construiu uma casa extremamente elegante e contemporânea a partir de dois containers sobrepostos. Toda a história dele e da construção dessa casa super estilosa pode ser conferida por você mesmo na Netflix!

Acesse em: https://www.netflix.com/watch/80160917?trackId=14277283&tctx=0%2C3%2Cc3532995-1f63-4512-9020-b134b4394a46-5596655


Desde então outros arquitetos tem inovado cada vez mais no uso dessa técnica de construção que deu certo e tem muitas vantagens que vamos te mostrar agora!

Começando com o custo, os containers variam de tamanho e preço, algo entre 10 a 15 mil reais no Brasil, possibilitando que toda a estrutura da casa seja montada sabendo exatamente qual será o orçamento. Além disso, o custo da obra diminui muito pelo fator tempo: assim que os containers chegam e são montados 50% da obra estão concluídos.

Com toda essa facilidade ainda temos o fator da modulação. Containers foram feitos para serem empilhados e suportar grandes cargas, por isso podem ser empilhados sem a necessidade de pilares ou vigas. É claro que existe um limite que os containers podem aguentar, e esse arranha-céu proposto para uma favela em Mumbai, na Índia quer testar esse limite.

Projeto de arranha-céu proposto em favela de Mumbai, Índia.

Outro importantíssimo fator é a durabilidade. Um container é feito para durar em média 10 anos com uso contínuo em condições extremas em alto mar, em residências e comércios essa durabilidade pode aumentar consideravelmente.

Quando um container deixa de ser utilizado ele simplesmente é abandonado em portos mundo a fora, ai entra o quesito disponibilidade e sustentabilidade. Um container descartado para uso pode ser reutilizado na construção civil sem problemas, pois não perde suas características estruturais, diminuindo o problema do acúmulo deles em portos.

E por último mas não menos importante. O fator OMG! Pensa só que incrível ter uma casa ou escritório descolada como essas que vimos. Sem duvida nenhuma o estilo de construção com containers tem um visual inovador, moderno e descolado que chama a atenção e atraí cada vez mais pessoas. Quem sabe um dia você também não viva em uma dessas caixas metálicas.

Gostaram? Confiram em sua cidade a disponibilidade de construir usando um container! Lembrem sempre de procurar um profissional adequado para sua necessidade!


Recent

Posts

bottom of page